cultura italiana

Santa Maria passa a ser sede do Comitato Vêneto do Estado

18.304

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)
A nova equipe tomou posse no último sábado

Pela primeira vez, o Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul - COMVERS - tem mulheres no cargo de presidência. A Federação abrange associações italianas de todo o Estado que desenvolvem intercâmbios e projetos na região de Vêneto, na Itália, mantendo viva as tradições e a cultura Italiana. No último sábado, foi realizada, na Associação Italiana de Santa Maria (Aism), a posse da nova direção. Agora, o local passa a ser a sede do Comitato.

Isabel Cristina Dalcin Quirino é a presidente da entidade e Naura Bordignon, consultora da região para o RS. Desde 2007, esta é a primeira vez em que as mulheres estarão à frente do cargo durante o período de três anos.

- Eu acredito que fui convidada para este cargo principalmente pelo trabalho que desenvolvi na Aism durante os dois mandatos, um total de quatro anos. Demorei para acreditar, mas aceitei o desafio e vou administrar as cerca de 50 entidades do Estado. Já temos ideias e projetos para colocar em prática - comentou Isabel.

Santa Maria é a 19º melhor cidade do país para empreender

O primeiro local que recebia e socorria os imigrantes italianos ficava na rua Floriano Peixoto, esquina com a Vale Machado, e se chamava società di soccorso.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Atualmente, a sede da AISM fica na rua do Acampamento. O prédio já foi tombado pela prefeitura pela relevância cultural e arquitetônica, e há 125 anos desenvolve um trabalho focado em manter a cultura e os costumes italianos na cidade e região.

- Com a presença do Comvers aqui dentro, nós vamos conseguir mais convênios, mais projetos e divulgar o que tem de bom na Itália. Por meio da Aism o associado pode fazer os cursos, conseguir a cidadania italiana, pode fazer intercâmbio e conhecer o que a Itália tem de melhor, resgatando as suas origens - explica Tomaz Bortoluzi, presidente do Conselho deliberativo da AISM.

Segundo a Associação Italiana de Santa Maria, 85% dos imigrantes italianos que hoje moram na região central do Estado são descendentes da Região de Vêneto, na Itália.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

SES orienta que autotestes não podem ser utilizados como diagnóstico para Covid-19

Próximo

Outono com pouca chuva: veja como começa a nova estação

Geral